Qualche passo dell’intervista al teologo brasiliano Leonardo Boff e alcune considerazioni sul viaggio del Papa in brasile e sulla dichiarazione di Lula sul suo prossimo incontro con il Papa:
[Bento XVI está próximo do fundamentalismo, afirma Leonardo Boff………
O teólogo brasileiro Leonardo Boff afirmou que o papado de Bento XVI considera que a Igreja Católica "só deve ensinar e não tem nada a aprender", em uma posição "muito próxima ao fundamentalismo". "Bento XVI segue com o mesmo projeto de João Paulo II: uma igreja forte em sua identidade". Essa visão, segundo o teólogo, é "diferente daquela do Concílio Vaticano II (1962-1965) que em primeiro lugar vê as dimensões positivas do mundo e da cultura, assumindo-as e reforçando-as, e que só depois pronuncia uma palavra crítica". ………….……………Dessa forma, "a Igreja aprende com o mundo e também, de acordo com as palavras de Paulo VI, se deixa evangelizar", destacou. "Para Bento XVI, ao contrário, a Igreja só tem que ensinar e nada que aprender. É uma posição muito próxima ao fundamentalismo e bem retratada em seu documento do ano 2000, 'Dominus Jesus'", lembrou.…………Boff, que deixou de ser sacerdote há 15 anos, depois de ser condenado pelo Vaticano em 1985 em um julgamento liderado pelo então cardeal Ratzinger, revelou à ANSA que não traz "nenhum ressentimento" em relação ao Papa. "Só lamento que pela sua lógica interna autoritária a Congregação da Doutrina da Fé tenha me condenado. As questões suscitadas pelo livro em questão ("Igreja: Carisma e Poder") seguem atuais, talvez hoje mais do que ontem", afirmou Boff, doutor em Filosofia pela Universidade de Munique, Alemanha. "Por isso sigo com meu trabalho na mesma linha, reforçando uma Igreja de base, que opta pelos pobres, contra a pobreza, e que agora inclui a opção pela Terra, o ser mais oprimido e devastado e que grita por sua libertação", completou.(fonte redacao@revistaforum.com.br - www.leonardoboff.com)]
Certo la visita di Benedetto XVI in Brasile non sarà molto diversa da quella fatta tanti anni fa quando disse che “la teologia della liberazione riduce
Quasi certamente il Papa pronuncerà come dice Leonardo Boff parole di un discorso “Fondamentalista” che rischierà di allontanare ulteriormente i giovani brasiliani e latino americani dalla chiesa cattolica dopo aver riaffermato la giustezza della scomunica per i politici messicani che hanno approvato la legge sull’aborto……..
Io che ho ricevuto un’educazione cattolica e che credo che la mia attenzione verso i problemi dell’uomo sia stata fortemente e positivamente influenzata da tale formazione religiosa (anche se non professo più alcuna religione) ho la sensazione che
Lula tratará de temas sociais com papa Bento XVI
………..A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criticou medidas já existentes na legislação brasileira, como a legalidade do aborto em casos de estupro, anencefalia ou risco de vida para a mãe, e as pesquisas com embriões humanos.
Apesar de Lula recentemente ter deixado claro que qualquer discussão sobre a legalização total do aborto no Brasil é um assunto do Congresso, até agora ele não se pronunciou sobre a proposta do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para que o tema seja decidido em plebiscito. (das agências de notícias)………..
Il Presidente Lula chiederà aiuto al Papa per poter portare avanti il suo progetto politico di crescita del Paese………..pur con attenzione alla difesa laica del Paese……………
Nessun commento:
Posta un commento